terça-feira, 22 de maio de 2012


Projeto Alimentação Saudável

Observei que durante o nosso Projeto as crianças começaram a consumir frutas no lanche e o salgadinho foi eliminado do mesmo. Muitos alunos e alunas relataram que introduziram alimentos nutritivos na alimentação: O Miguel comeu couve, a Pietra está educando o irmão para a alimentação saudável, o Maurilio escolheu bolacha sem recheio para comprar, a Hayane disse que o irmão comeu feijão...
O Projeto chegou ao fim, mas o propósito da alimentação saudável prossegue. Vamos continuar cuidando da nossa horta e cultivando hábitos saudáveis nas nossas vidas.
Cada criança receberá seu portfólio sobre o Projeto Alimentação Saudável no dia 03/08/2012.
Obrigado a todos!   Grande abraço!
Professora Tânia
Confira na postagem do dia 21/10/2012 as fotos da colheita  dos rabanetes e alfaces da nossa horta. Logo após, houve a  degustação.

Fotos dos alunos  com os seus  portfólios sobre o Projeto.





                                SANDUICHE NATURAL
Durante a realização do Projeto aconteceram alguns imprevistos que determinaram mudanças de objetivos e atividades.
Pois bem, a atividade de encerramento prevista para o dia 13/07 foi realizada com algumas mudanças. Foram as merendeiras da escola que prepararam os ingredientes e as próprias crianças montaram seus sanduiches. É muito gratificante ver os pequenos desenvolvendo a autonomia e experimentando sabores diferentes. Eles adoraram a degustação dos “sandubas”.
Parabéns crianças!




 

                   NOSSA HORTA
Depois de pesquisarmos vários tipos de horta, a professora Márcia Scherer sugeriu o modelo de uma, que nós adoramos. Foi com a ajuda do funcionário João e da Prof. Patrícia que fizemos a horta.  A Prof. Tânia leu a História “ O Grande Rabanete”, as crianças dramatizaram e logo após, houve o plantio. Semeamos rabanetes e plantamos salsinha, cebolinha, rúcula, alface lisa e crespa, espinafre.
Veja as fotos!


Foto em 07/08, os rabanetes já cresceram! Algumas mudas foram replantadas
em outro canteiro.





Convite da reuniãocom os responsáveis para
apresentarmos o Projeto e acolher sugestões 22/05/2012
O interesse de trabalhar com este tema surgiu da observação das crianças na hora do lanche, tanto da merenda oferecido pela escola, quanto da trazida de casa. Constatou-se que há resistência das crianças em comerem legumes, verduras e frutas. A família neste projeto é componente fundamental para o sucesso da inclusão dos alimentos naturais e nutritivos no cardápio das crianças. Serão convidados a participarem da elaboração e execução do projeto.
Objetivos:
Promover o consumo de alimentos naturais como, frutas, verduras e legumes e despertar o gosto por eles. Envolver a família e os alunos na pesquisa sobre os alimentos.
Desenvolver a oralidade através de seminário, dramatizações.
Cronograma:
17/05 – Vídeo “ Tá chovendo Hamburguer”
18/05 – O que conhecemos sobre o tema. (cozinheira)
21/05 – História “Amanda no País das Vitaminas”
22/05 – Reunião com os familiares para apresentar o Projeto e acolher sugestões.
29/06 – Festa Junina das turmas.
06/07 – Seminário sobre as frutas.
13/07 – As mães prepararão um lanche (alimentos decorados, atrativos) para as crianças.

Algumas Atividades: Escritas espontâneas, grafemas e fonemas; registros escritos, portfólio; Seminário para exercitar a oralidade; Construção dos números, contagem; Cartazes sobre os alimentos nutritivos; Gráficos das merendas; Pesquisa sobre frutas; Confecção de cardápio e do livro de receitas de sucos; Preparo de espetinhos de frutas e sucos naturais.



ESPETINHOS DE FRUTAS

No dia 14 de Junho, realizamos a degustação de frutas. Nosso objetivo era incentivar as crianças a degustarem as frutas.  Quando realizamos esta atividade percebemos que as crianças gostam de frutas, só depende da forma como as oferecemos.  Os alunos Gustavo Lopes e o Pedro comeram uns cinco espetinhos, cada um.
A proposta é que as crianças montem seus espetinhos, escolham as frutas que desejam comer.  No entanto, há uma regra, elas devem colocar quatro cores de frutas no espetinho.
 É uma forma de botarem e provarem frutas diferentes.  Elas provaram, no mínimo,  quatro qualidades de frutas.


Este é o aluno Otávio, super feliz!  Pronto para degustar as frutas do espetinho.
Primeiro uma pose para a foto.



A participação das mães foi indispensável e valiosa no preparo das frutas.
Estava uma delícia!   Obrigada!

A aluna Vitória e a mamãe Sílvia.

O aluno Gustavo Salau e a mamãe Sílvia.
14/06/2012


Organizamos, classificamos, comparamos e contamos as embalagens.
Falamos sobre as informações importantes que constam nas embalagens.
As crianças são super espertas!




Vamos registrar algumas atividades no portfólio. Reutilizamos a panelinha
do convite para montarmos a capa. Ficou uma graça!


Este cartaz é  um dos recursos usados para a observação dos lanches trazidos pelas crianças. 
Realizamos contagens e registros das quantidades utilizando palitos de picolé.
As mudanças de  hábitos alimentares, na hora do lanche, ficam evidentes.

05/06

 Que alegria! Dentro de cada balão tem o nome de uma fruta.
Ao estourar o balão, cada aluno encontrou a fruta que será o foco de sua pesquisa. 
A família juntamente com a criança participará dos  momentos de investigação científica.
05/06

 Visita ao mercado para observarmos as formas, cores, cheiros,
 preços, unidades de medidas e  como as frutas, verduras e legumes
estão organizados neste departamento.
31/05
Agradecemos à mãe do aluno Kauã que nos acompanhou até o mercado e
com propriedade orientou e colaborou com a nossa aprendizagem.


                 A cozinheira Josefa apareceu para fazer uma sopa de perguntas sobre alimentação.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido junto às crianças... Essa forma de dar aulas deveria ser chamada de "aula realista" e poderia muito bem substituir o método arcaico conteudista que insiste em se perpetuar nas escolas. Conteúdo sem vivência prática não serve para muita coisa...

    ResponderExcluir